Curatelas preservam saúde e direitos de pessoas idosas
Você sabe o que é e para que serve o processo de curatelas? A curatela é uma medida judicial que visa proteger pessoas que, por razões de saúde, deficiência ou incapacidade, não conseguem gerenciar seus próprios interesses e bens. Esse é o tema deste episódio do Judcast.
--------
14:19
--------
14:19
Conciliação é estratégia do Judiciário no combate ao assédio
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul se dedica a tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e empático. Um dos pontos mais importantes para esse objetivo é a criação de políticas de enfrentamento a todos os tipos de assédio: moral, sexual e organizacional, além de outros tipos de discriminações dentro do espaço laboral. Essa edição do Judcast vai abordar o assunto e as estratégias do Judiciário gaúcho para possibilitar um ambiente de trabalho baseado no respeito e na empatia.
--------
11:15
--------
11:15
Direitos das mulheres são prioridade na prestação de serviços
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a remuneração média mensal das mulheres é 17% menor que a dos homens. Esse número é ainda maior quando comparado às mulheres negras, que estão em menor número no mercado de trabalho formal. Para promover a equidade e aplicar políticas de valorização da mulher, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul desenvolveu a campanha Escolha ser Você. E este é o tema desta edição do Judcast.
--------
19:54
--------
19:54
Judiciário promove direito à moradia regular
Desde o ano 2000, a Constituição Federal prevê a moradia como um direito social. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, pelo menos 160 mil pessoas moram em estruturas improvisadas. A falta de um endereço formal dificulta, inclusive, o acesso a outros direitos. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desenvolveu uma iniciativa que busca regularizar essas moradias garantindo a titularidade legal dos imóveis às pessoas que residem neles e este é o tema desse episódio do Judcast./
--------
19:07
--------
19:07
Judiciário prioriza promoção de equidade racial
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2024, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 56,7% da população brasileira é negra. Por outro lado, essa relação cai para pouco mais de 13% entre os magistrados das cortes brasileiras, de acordo com a pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça. Buscando reverter esse déficit representativo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul desenvolve iniciativas para combater desigualdades e estimular o ingresso de pessoas negras no âmbito do Poder Judiciário. Esse é o tema deste episódio do Judcast.